Na noite de ontem, 02/08, na quinta reunião do Fórum da Construção da Consciência Negra realizada na sede da Associação Cultural Afro Brasileira, homenageando à negritude afrobrasileira com uma apresentação de Capoeira de Angola e Samba de Roda do Professor “Bem Ti Vi”. A celebração contou com a presença de representantes do Movimento Negro, Conselho Municipal da Criança e Adolescente (COMDICA), Projeto Lobato, Setorial de Raça do Partido dos Trabalhadores, religiões de matrizes africanas, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Vereador Dr. Nava e do Secretário Alex Lapenta da Secretaria Municipal de Participação Cidadã.
SAMBA DE RODA
De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca. O samba teve início por volta de 1860, como manifestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil.
A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.
O samba de roda está ligado ao culto aos orixás e caboclos, à capoeira e à comida de azeite. A cultura portuguesa está também presente na manifestação cultural por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.
CAPOEIRA DE ANGOLA
Capoeira Angola refere-se a toda a capoeira que mantém as tradições da época anterior à da criação do estilo Regional. Em outras palavras é a capoeira mais tradicional. Existindo em diversas áreas do país desde tempos mais remotos, notadamente no Rio de Janeiro, em Salvador e em Recife, é impossível precisar onde e quando a capoeira Angola começou a tomar sua forma atual.
A capoeira de Angola é o estilo mais próximo de como os escravos lutavam ou jogavam a capoeira. Caracterizada por ser estratégica, com movimentos furtivos executados perto do solo ou em pé dependendo da situação a enfrentar, ela enfatiza as tradições da malícia, da malandragem e da imprevisibilidade da capoeira original. Alguns angoleiros afirmam que seu domínio é muito complicado, envolvendo não só a parte mecânica do jogo, mas também características como sutileza, o subterfúgio, a dissimulação, a teatralização, a mandinga ou mesmo a brincadeira para superar o oponente.
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