Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

5ª Reunião do Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN)

Uma celebração à negritude na reunião do FCCN

A 5ª Reunião do Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN), realizada na noite desta terça-feira (3), se transformou em uma homenagem à negritude afrobrasileira. O evento aconteceu na sede da Associação Cultural Afro Brasileira.
Durante o encontro, houve apresentação de Capoeira de Angola e Samba de Roda do Professor “Bem Ti Vi”. A celebração contou com a presença de representantes do Movimento Negro; do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (Comdica); do Projeto Lobato e do Setorial de Raça do Partido dos Trabalhadores.
Estiveram presentes, ainda, representantes de religiões de matrizes africanas; da Secretaria Municipal de Turismo (SMT); da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS); da Secretaria Municipal de Saúde. Foram, ainda, prestigiar a reunião o vereador Dr. Nava e o secretário Alex Lapenta, da Secretaria Municipal de Participação Cidadã.
SAMBA DE RODA
De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca. O samba teve início por volta de 1860, como manifestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil.
A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.
O samba de roda está ligado ao culto aos orixás e caboclos, à capoeira e à comida de azeite. A cultura portuguesa está também presente na manifestação cultural por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.
CAPOEIRA DE ANGOLA
Capoeira Angola refere-se a toda a capoeira que mantém as tradições da época anterior à da criação do estilo Regional. Em outras palavras é a capoeira mais tradicional. Existindo em diversas áreas do país desde tempos mais remotos, notadamente no Rio de Janeiro, em Salvador e em Recife, é impossível precisar onde e quando a capoeira Angola começou a tomar sua forma atual.
A capoeira de Angola é o estilo mais próximo de como os escravos lutavam ou jogavam a capoeira. Caracterizada por ser estratégica, com movimentos furtivos executados perto do solo ou em pé dependendo da situação a enfrentar, ela enfatiza as tradições da malícia, da malandragem e da imprevisibilidade da capoeira original.
Alguns angoleiros afirmam que seu domínio é muito complicado, envolvendo não só a parte mecânica do jogo, mas também características como sutileza, o subterfúgio, a dissimulação, a teatralização, a mandinga ou mesmo a brincadeira para superar o oponente.



Marcos Benedito da Silva, Diretor do Departamento de Afirmação de Direitos da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC), da Prefeitura de Araçatuba/SP, foi Presidente, Diretor Executivo do INSPIR e Coordenador da Comissão Nacional de Combate à Discriminação Racial - CNCDR-CUT.
03/08/11


Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário